Celular/WhatsApp: (21) 99615-7871

O Sistema Tributário Nacional é “uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia”

Na semana passada, tive a oportunidade de prestar consultoria tributária para três grupos de jovens empreendedores. Os três planos de negócio eram bem diferentes, contudo, a primeira preocupação de todos os empreendedores era a tributação incidente sobre os seus negócios.

Em resumo, o objeto de um negócio impede a opção pelo Simples Nacional. No outro negócio, o enquadramento correto, faria com que as obrigações acessórias não pudessem ser cumpridas por falta de documentos fiscais dos fornecedores. Por fim, no último negócio, o enquadramento correto elevaria a carga tributária em 100% sobre o valor do produto.

Em síntese, nosso sistema tributário é caótico, burocrático, contraproducente, antieconômico, enfim, “uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia”

O pior é perceber que todas as supostas “reformas tributárias” ocasionaram majoração da carga tributária e aumento da burocracia suportada pelos empreendedores.

Hoje leio um artigo da jornalista Martha Beck que, mais uma vez, destaca que “Imposto é o maior obstáculo para economia brasileira”!

Sugiro a leitura do artigo da jornalista Martha Beck e também do panorama que apresentei em um seminário virtual sobre a proposta de reforma tributária. Os estudos (Tributação no Brasil, Reforma Tributária e Desafios da Nação)  do IPEA são de leitura obrigatória para fundamentar um debate sério sobre o tema. Bons estudos!

0 Comentários

deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Open chat
Online agora!
Olá!
Sou o Leonardo!
Como posso ajudar?